Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

· 3 min read
Especialidades Da Medicina: Conheça As Principais Áreas!

Infectologia é o ramo da medicina que estuda as doenças infecciosas e parasitárias que podem ser causados por bactérias, fungos, vírus e demais micro-organismos. Imunização, orientação sobre antibióticos estão entre  os papéis deste profissional. Porém,  ortodontia x ortopedia  do caminho que você quer trilhar na sua carreira, a especialização que deseja escolher (dentre tantas disponíveis), por exemplo.

  • O problema dessa falta de assistência não é dele, e temos que compreender isso de forma muito tranquila”.
  • Depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico e esquizofrenia são alguns exemplos das condições que o psiquiatra costuma tratar.
  • No Brasil, os termos “clínico geral” e “generalista” são popularmente utilizados para se referir ao médico sem especialização.
  • Isto é, um médico generalista é capaz de tratar de várias doenças mais comuns e que não requerem cuidados tão diferenciados e exclusivos – como na pediatria, por exemplo, que cuida da saúde geral das crianças.


Os médicos dessa área atuam em atendimentos de emergência, como acidentes, traumas ou casos em que o paciente precisa ser estabilizado rapidamente. Eles agem principalmente em pronto atendimento e serviços pré-hospitalares. Estuda as glândulas mamárias para diagnosticar, prevenir e tratar doenças das mamas. Por isso, o mastologista, que já tem formação em saúde da mulher, concentra-se na avaliação e nos procedimentos cirúrgicos mamários. Os problemas observados pela mastologia envolvem tanto o fator estético quanto doenças graves como o câncer de mama. Normalmente, são os generalistas que realizam diagnósticos, interpretam exames e prescrevem tratamentos.

Conheça As Melhores Faculdades De Publicidade Do Brasil



Por conta desse tipo de preocupação, tanto os clínicos quanto os cirurgiões fizeram poucas associações. Apesar de coincidirem nesse aspecto, o ritmo dessa produção marcou a primeira diferença entre os residentes das duas áreas. Os cirurgiões foram muito mais rápidos que os clínicos nas suas respostas, congruente com os estereótipos de que são “mais rápidos, ativos e  dinâmicos”, enquanto os clínicos, seriam “mais demorados ou sossegados”. “ para ver acesse  pela relação médico-paciente, não podia ser uma especialidade sem paciente...” . Acesse o site e conheça a nossa plataforma e todos os cursos que já estão disponíveis. Além dessas palestras, o alergista e imunologista dr. Fábio Castro faz a introdução ao curso, como especialista convidado da Mediflix.

– Cardiologia


A remuneração por 24 horas de trabalho semanais fica entre R$ 7 mil e R$16 mil. Contudo, o salário do especialista em Clínica Médica varia de acordo com experiência do profissional e, principalmente, região de atividade. A psiquiatria da infância e adolescência é  uma subespecialidade dentro da psiquiatria com características muito particulares.



Conheça As 10 Áreas Da Medicina Mais Bem Pagas Do Mercado


A ultrassonografia é o exame padrão ouro na área da ginecologia e obstetrícia e de importância elevada para o Ginecologista e Obstetra, tanto no consultório como na rotina dos plantões nos hospitais e maternidades. Areumatologia pediátricase dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes. Pacientes da faixa etária dos 10 aos 20 anos de idade são o foco de atenção da Medicina do Adolescente. A adolescência é uma fase de profundas mudanças, alterações e transformações no corpo. A endoscopia da árvore brônquica é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato respiratório objetivando o diagnóstico de patologias que porventura o acometa.