10 Residências Médicas Mais Concorridas No Brasil Guia 2022

· 3 min read
10 Residências Médicas Mais Concorridas No Brasil Guia 2022

A primeira fase consiste em 100 questões de múltipla escolha ; já a segunda fase é composta pela prova prática e pela entrevista . Disponibilizamos quase 2 mil horas de videoaulas gravadas, mais de 34 mil páginas de livros e 83 mil questões de provas para garantir que nossos alunos tenham sempre os materiais mais atualizados e completos. Com uma equipe especializada, que respeita as particularidades de  cada aluno, e um ensino de qualidade, chegamos a marca de 87,7% de aprovação junto com os nossos alunos.



  • Se você optar por essa especialidade, vai acabar interagindo muito com médicos generalistas e de outras especialidades.Aliás as Residências de Neuro e Pediatria sofreram algumas mudanças recentemente.
  • Então, galera, para você fazer a sua escolha do melhor país para fazer residência médica no exterior você deve levar em conta algumas situações.
  • Hoje, a Escola Estadual de Medicina da Unifesp conta com 84 programas de residência médica e mais de 1.060 médicos residentes matriculados, que atuam principalmente no Hospital São Paulo.
  • Devido aos programas federais, essa é a especialidade que mais cresce no país.


Para se ter uma ideia, a última pessoa a escolher a especialidade de Dermatologia em 2021 tinha uma nota final de 129 na PNA e ficou na posição 38 na ordem de escolhas. Já de acordo com as estatísticas de 2021 da Ordem dos Médicos de Portugal, as áreas com mais médicos são Medicina Interna, Pediatria, Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia. Entretanto, os números consideram todos os médicos atuantes no país, não só os recém-formados. A entrada na especialidade é dividida em duas etapas, assim como é organizada toda a formação da residência. A formação de Oncologia irá exigir 21 meses de estágio em Medicina Interna (Clínica Médica), 3 meses de Cuidados Intensivos e só então é que o médico irá para a formação específica em Oncologia.

Serviço De Telemedicina


Ao todo, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo conta com 54 programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.  medico nutrição  foi fundada em 1920 e de acordo com dados de 2020 do Webometrics Ranking of World Universities, ela foi considerada a melhor universidade do Brasil e a segunda melhor Universidade da América Latina. A escolha da instituição fará toda a diferença na inserção do profissional no mercado de trabalho e na qualidade da Residência Médica. Localizado próximo da comunidade do Mandaqui, na Zona Norte, o Hospital do Mandaqui recebe a maior parte dos atendimentos dessa região. Esse foi, inclusive, o primeiro hospital governamental especializado em tuberculose, dando início à toda rede de hospitais de tuberculose do governo de SP. A residência em Clínica Médica do Hospital Santa Marcelina é BEM tradicional e muito desejada.

Sobre O Programa De Residência Médica Do Hospital Santa Casa De Misericórdia De Vitória (hscmv)



São 40 aulas direcionadas para a prova do SUS-SP e um simulado específico com as nossas apostas para esse ano. Se pra você parece que a gente está falando grego, é porque está por fora de como funciona o tradicional leilão de vagas do SUS-SP. Se esse for o seu caso, sugiro que você dê uma olhada nesse artigo em que contamos tudo sobre a prova de residência médica do SUS-SP. Com tantas instituições de alto nível, é difícil decidir em qual prestar o processo seletivo.


Desta maneira, o hospital participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, onde investimos milhões em projetos de Educação, Pesquisa, Assistência e Gestão nos quais, você poderá ter a oportunidade de participar e se desenvolver. Além disso, somos o primeiro hospital do sul do Brasil a ser certificado pela Joint Commission International, que avalia qualidade e segurança na assistência prestada. A Sociedade Brasileira de Clínica Médica esclarece que um biênio de estudos, além de perfeito do ponto de vista da capacitação, também possibilita que um médico almeje se especializar em outra área ainda jovem. O clínico é um médico generalista, por isso, precisa ter um leque bastante abrangente de conhecimento médico. Tudo isso porque ele lida com uma quantidade grande de doenças, então precisa saber qual a melhor conduta para cada uma delas.